12 setembro 2007

Chicago

Bem, já que andamos numa de contar as nossas viajens, tenho que falar sobre a nossa ida a Chicago!
Que cidade deliciosa!
Imaginem Noava Iorque com menos quatro milhoes de habitantes, e aquilo que mais nos irrita aqui não há lá! As pessoas são mais bem educadas, falam mais calmamente, mais baixo, quase que não se vê lixo no chão, há flores, muitas flores, em cada esquina e o metro é quase sempre à superfície! Não acham o máximo?! Parques, muitos parques relvados, água, muita água e aquela luz super brilhante reflectida pelo imenso lago Michigan de perder de vista (parece mesmo o mar) que me fez lembrar Lisboa…aí que saudades da luz de Lisboa.
Tem outra vatagem em relação a Nova Yorque, devido ao Great Fire em 1871, que desvastou o centro todo da cidade, agora temos uma cidade nova, com infraestruturas novas e instalações novas. Claro que por altura da reconstrução os melhores arquitectos do mundo encontraram ali o seu paraíso e realmente transformaram a cidade na delicia de qualquer arquitecto.
Mais um pormenor interessante e que mais uma vez acresnta mais um ponto favorável nesta comparação New York / Chicago é a existência do rio que se serpenteia pelo centro da cidade, dando-lhe uma dinamica visual e urbana espetacular, quebrando com a ortogonalidade típica e monótona das nossas cidades modernas.
Como se percebe por esta descrição viémos de lá maravilhados, eu e o Nuno, mas atenção, três dias no centro de uma cidade não são suficientes para a conhecer decentemente. Apenas para fazer esta breve e superficial comparação.
Tem com certeza uma super desvantagem, é que segundo consta o Inverno é muito mais longo e mesmo muito mais frio que aqui, ora, eu nunca suportaria viver num local mais frio que Nova Iorque, isto para mim já o máximo que o meu corpo e mente consegue suportar.
Mas agora, se pensarmos que Nova Yorque é a cidade mais populada dos Estados Unidos com 8 milhões de habitantes, e Chicago é a terceira mais populada e nem sequer chega aos 4 milhões… tem que haver muitas vantagens numa cidade com menos gente!Fotografias para muito breve .

1 comentário:

Anónimo disse...

vocês desse lado estão a deixar-me em ponto de rebuçado! Snif...

:D

e quero ver fotos, faxabor.