05 outubro 2008

Ser mãe nesta terra

não é dificil, mas também não é fácil. Tem as suas desvantagens mas é delicioso…seria em qualquer parte do mundo, aliás. O pior é o custo da saúde e do infantários mas também posso dizer que á parte das quantias exorbitantes que na maior parte dos casos estão lonje da minha carteira lá chegar, posso dizer que tudo funciona muito bem. Rapidez e eficácia acima de tudo e alto profissionalismo nos organismos privados e susceptiveis de poderem ser processados, ah…pois é, vai lá a uma farmácia pedir uma informação a ver se te a dão… e tal e pois, ou levas a receita ou nem sabem o que é água oxigenada! Queres um medicamento e mesmo com receita tem que se esperar que o “preparem” (na verdade so têm que tirar de um frasco enorme o número de comprimidos receitados e pôr num frasco pequeno com um autocolante a dizer o nome do paciente)…enfim.
Os sistemas são diferentes, melhor ou pior não sei, eu prefiro o português.
Os infantários nem se fala…tenho quase vontade de chorar, lindos, cheios de actividades, qualquer funcionário tem licença e é profissinalizado mas custam mais que uma renda de casa…bolas! Va lá vai! Pergunto-me eu, como é que mais de metade da população nova-iorquina, que ganha salarios baixíssimos e pertencem a famílias com catrefadas de filhos, conseguem sobreviver e criá-los? A grande maioria da população latina-americana trabalha nas cozinhas dos restaurants ou nas limpezas, têm poucas habilitações e estão ilegais…eu vejo-os com três e quarto filhos…
Pois o problema é que esta cidade é para quem tem mesmo muito ou nada! Eles existem os centros de dia estatais, gratuitos, mas é preciso que se seja mesmo pobre. Por tanto, quem não é pobre nem rico não pode ter filhos!

Á parte das questões “técnicas” ser mãe e ter aqui uma família é delicioso. A cidade oferece muitas actividades, existem programas especiais aos fins de semana para criânças, Té nos ginásios oferecem actividades que incluem a mãe e o filho tal como aquela que frequentamos todas as quartas feitas _ Baby and mom yoga!
… é delicioso!

5 comentários:

Anónimo disse...

Acho que isso de ter de ser ou "muito rico ou muito pobre" é em todo o lado.
Aqui em Portugal, e acho que em todo o mundo, os mais pobres pertencem sempre à classe média - não são ricos o suficiente para poder pagar tudo, nem pobres o suficiente para obter apoios (que geralmente cobrem tudo).
Enfim...

Carina disse...

Deve ser um máximo (baby and mom yoga). Já tinha saudades dos teus pots. Um beijo grande para ti e outro para o Francisco :)

Anónimo disse...

Aqui os infantários tambem são caros, por isso os avós são uma ajuda preciosa para ficarem com os filhotes.

maria luis disse...

oh pa! esqueci-me do soro fisiologico! :(

elisabete duarte disse...

o' Mariaaaaaaaaaaaaaaaa.....