10 outubro 2006

para que serve um arquitecto?

Ora espreitem lá este texto e tentem perceber de uma vez por todas para que serve esta profissao que, afinal, nao existe só porque existem umas personagens caprichosas a quem se chama arquitectos e de quem se diz gostarem de sobrepôr o seu gosto ao dos outros e de terem a mania de serem "diferentes"… afinal o arquitecto já existe desde os mais remotos tempos, nobre profissao era entao conhecido o arquitecto por Mestre de Obras ou Mestre-Construtor.


Já agora, aqui fica o recentíssimo blog de mais um “Mestre de Obras” do Norte de Portugal!… para lêr e reflectir!


Bem...agora quero comentários, já que este tema costuma dar conversa que se farta!

10 comentários:

Mia disse...

Já li mas... não sei se tenho muitos comentários. Sinceramente nem sei bem qual é o processo porque se tem de passar para construir uma casa. Os meus pais mandaram construir a nossa eu era piquena mas acho que foi assim como está ali escrito, não me lembro nunca terem falado num arquitecto... Eu acho que muita gente simplesmente faz como "se faz" como vê o do lado fazer, ou como já tinha feito 15 anos antes.
Mas realmente acho que as nossas casas em Portugal têm muitas falhas por ex não conservarem a temperatura, e realmente se tivessem sido desenhadas por um profissional formado, muitos problemas seriam evitados mas tb acredito no que o José Machado disse, não é o diploma que confere profissionalismo (é o mesmo que em qq profissão).
Se calhar faltará um processo de marketing e informação?
E quando grandes empreitadas são construídas por empresas eles não contratam arquitectos?
E fica mais barato contratar um arquitecto do que o "empreiteiro"?

Bem... eu quando for grande e tiver dinheiro (double cof) de certeza que quero um arquitecto a fazer a minha casa, porque depois de ver tantas no MoMa ou em programas na tv, quero uma toda estilosa e com boas infra-estruturas.

elisabete duarte disse...

ok, entao podes contractar-me que eu desenho a tua casa ;)

em Portugal o grande problema é por um lado a falta de divulgaçao e por outro um extremo elitismo na classe dos arquitectos que prestam um serviço tao caro que o comum portugues simplesmente o dispensa (nao é só em Portugal!)

Mas o arquitecto ainda nao cumpre a sua funçao em pleno, prefere ser um artista que so faz coisas diferentes e caras!Hoje em dia todos vamos ao médico para que nos dê uma receita...do mesmo modo se deveria ir ao arquitecto, para se ser bem orientado na futura "medicaçao" a tomar.

...um dia quem sabe assim será!

Catia disse...

Pois, eu tb tinha essa idea de ser mais dispendioso contratar um arquitecto, mas como no texto do Rui Campos ele falou que ficava mt caro no fim, pensei que estava errada e o que ele queria dizer é que ficava mais barato com o arquitecto.

Sim! Fazes a minha casa :))) Muita luz e mta cor! :)

Mia disse...

Não percebi como é que ali apareceu Cátia, mas fui eu q escrevi.

elisabete duarte disse...

...é como tudo, "o que é barato sai caro"!
Quere se dizer que a construçao barata acaba por trazer tantos problemas que acaba por sair mais cara em arranjos e gastos de energia posteriores, por exemplo.

...cá me parece que somos as unicas interessadas no tema! hehe

Mia disse...

lol
Eu acho que cientistas e arquitectos fazem uma boa team :)

macaso disse...

E se for uma psicóloga? Será importante?:)

guevara disse...

ò eli! foi por causa deste post que eu coloquei o texto no meu blog!

esqueci-me foi de mencioná-lo.

thanks!

elisabete duarte disse...

Guevara, para a proxima avisa so para eu nao ficar tao impressionada com a s cuincidencias...falsas! hehe
ja agora, tu es de Barcelos? Sabes que tem havido umas conferencias na Universidade do Minho so este mesmo tema?
Devem valer a pena!

guevara disse...

sim, soube. mas impossibilitada de ir... mas tenho informadores!

:D