29 novembro 2006

Thanksgiving Day


http://en.wikipedia.org/wiki/Thanksgiving

O chamado “dia do Perú”,entre os americanos, aconteceu na passada Quinta-feira deste mês. Neste dia, família e amigos reunem-se para comer e agradecer a “Deus”, seja ele cristão, muçulmano, judeu, buda ou simplemeste o Sol, por nos dar o pão de cada dia.
Assim este feriado recente (nos Estadios Unidos foi definido como feriado nacional por volta de 1960 e picos), os americanos páram para se sentarem `a mesa e comer muito perú. Reza a lenda que os Indios americanos ofereceram perú aos colonos em tempos de fome.
Mas este não é um hábito Americano, leia-se a ligação web acima. No entanto tornou-se um evento de tanta ou maior importância que o Natal ou a Páscoa para este povo. Afinal, numa terra de todas as nacionalidades e religiões existe um dia em que todos comemoram o mesmo, juntos, no qual a prioridade é reunir os mais queridos, nao deixar ninguém só, e agradecer por tudo sem esperar nada em troca… não há prendas nem ovos de chocolate!

Nós, fomos até Galesville de carro, jantámos no barco, fomos visitar Washington, depois viajámos de barco de Galesville até Baltimore. De volta no Domingo á grande cidade horas a fio no meio do trânsito, ou nao fosse este o período de tempo em que maior número de americanos aproveita para viajar!

Foi fantástico…`a falta de umas fotografias que ainda estão por reveler aqui fica apenas a pequena descrição do grande feriado e a promessa de muitas fotografias para breve!

Adoro o “dia do perú”!

6 comentários:

Anónimo disse...

eheh, quem nao gosta?! mesmo sem peru...
Este ano tambem fizemos tudo como manda a tradicao, mas o melhor foi mesmo o convivio ;)

Anónimo disse...

o cd ja' vai a caminho!

carmen disse...

Desculpa lá, Elisabete :) não quero que fiques chateada com os meus comentários, mas o Thanksgiving não foi definido como feriado nacional em 1960. A artigo na Wikipedia diz:

"The proclamation by President Washington in 1789...establishing the first national Thanksgiving Day on November 26, 1789."

A partir dessa data, o feriado não foi celebrado todos os anos. Mas o artigo continua:

"Since 1863, Thanksgiving has been observed annually in the United States."

Gosto muito de ler o teu blog e espero que o mes de dezembro te traga boas coisas para contar! :)

elisabete duarte disse...

The majority of states immediately changed their laws to coincide with the nationally observed date. In 1944, 1945, 1950, and 1956, November had five Thursdays. Arkansas, "Florida, Georgia, Idaho, Nebraska, Tennessee, Texas, and Virginia had not changed their laws and still observed the last Thursday in November as Thanksgiving in 1944. Texas was the last state to change its law, observing the last Thursday Thanksgiving for the final time in 1956."
O que queria dizer com a data de 1960(ainda que nao muito correcta) e' que foi por esta altura que se estabelizou o feriado nacional celebrado por todos os estados na data que hoje celebramos. O thanksginging e' uma tradicao antiga, o feriado tal e qual como hoje o conhecemos e' que tem uma data recente!

carmen disse...

Ah, está bem. Tens toda razão. Desculpa a minha confusão.

elisabete duarte disse...

Carmen, nao tens um blog? Queria poder ler o que escreves (se o fazes) e comentar tambem! Os teus comentarios sao importantes para o meu blog, ja referi uma vez e repito, um blog deve ser um espaco de dialogo e nao um monologo! :) obrigada!